sábado, 17 de outubro de 2009

Zeca Pagodinho - Uma Prova de Amor

Matéria publicada na quinta-feira, dia 15 de outubro, no Caderno 2, do jornal O Estado de S. Paulo. A reportagem faz uma análise geral sobre a produção do novo DVD ao vivo de Zeca Padoginho, sua nova forma de boêmia e sua vida pessoal, Uma Prova de Amor.
O DVD custa em média R$ 35,00.

Zeca, ‘boêmio matinê’ em registro

Por Roberta Pennafort

Uma Prova de Amor, o novo DVD ao vivo de Zeca Pagodinho, começa com uma reflexão sobre suas “duas personalidades”: o Zeca da família, cada dia mais quieto, e o da rua, do bar, que ainda faz das suas, ele explicou na entrevista de lançamento.
Ele canta seis das faixas do CD homônimo, que saiu há um ano, Uma Prova de Amor, Normas da Casa, Esta Melodia, Eta Povo pra Lutar, Ogum e Então Leva, além dos clássicos Deixa a Vida Me Levar, Seu Balance, Não Sou Mais Disso, Faixa Amarela, Vai Vadiar, Vivo Isolado do Mundo, Coração em Desalinho e Verdade.
Dirigido por Rildo Hora e Paulão 7 Cordas, o show foi gravado em julho, no Citibank Hall, no Rio. Zeca está à vontade, cercado dos músicos com quem convive há anos. E sem marcações, ao contrário dos últimos dois DVDs com o selo MTV (Acústico, 2003, e Gafieira, 2006), como este também tem. “Ele não quer saber de repetir música porque o vídeo vai ficar melhor”, conta, nos extras, Joana Mazzuzzhelli, a diretora dos três.
Ele chamou os amigos Almir Guineto e Jorge Ben Jor, além da Velha Guarda da Portela, que o acompanhou em várias faixas. Com Guineto, canta Lama nas Ruas, composta pelos dois 20 anos atrás. Com Ben Jor compartilha um momento lindo: ele se emociona e chora ao registrar a Oração de São Jorge, ao fim de Ogum (Claudemir / Marquinhos PQD), e Zeca lhe dá um abraço afetuoso.
Para animar a festa, de improviso, os dois cantam Taj Mahal. “Não tava combinado! O show tem que ser assim!”, brinca Zeca, que reclama das exigências do formato do DVD. “Querem fazer de mim o que não sou! Não sou cantor, eu gosto de samba. Eu desafino, fico rouco...”
A silhueta aparece mais delgada no show. São dez quilos a menos, resultado de dieta para reduzir o açúcar no sangue que o levou a cortar pães, doces, refrigerantes, menos a cerveja.
Casado há 22 anos, pai de quatro filhos, o pagodeiro fez 50 anos em fevereiro, e segue comemorando. “Tô muito feliz. Fiz muita noitada, mas agora sou boêmio de dia, boêmio matinê. O problema é que quando eu vou pra rua é um Deus nos acuda...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário