domingo, 4 de outubro de 2009

Ícone do Samba - Geraldo Filme

Amanhã, dia 05 de outubro, a PUC-SP e a escola de samba Unidos do Peruche realizam mais um evento do projeto Ícone do Samba, que segundo notícia divulgada no site da faculdade, visa à valorização dos artistas deste gênero musical e o resgate da memória do samba nacional.

A primeira edição, realizada em 2008, homenageou os 100 anos de Cartola, e dessa vez o homenageado é o sambista paulistano Geraldo Filme, figura marcante na história do samba paulista.

Geraldo Filme nasceu em 1927, no bairro de Campos Elíseos, em São Paulo, e aos 10 anos de idade, compôs seu primeiro samba: “Eu vou mostrar, eu vou mostrar, que o povo paulista também sabe sambar...”. Foi a maneira que o compositor e instrumentista arrumou de chamar a atenção do pai, Sebastião, para a importância do samba paulista, já que este era um amante assíduo do carnaval carioca. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre esse lendário do samba, vale a pena, assistir o documentário “Geraldo Filme”.

Programação:

Dia 5/10, no campus Santana

Geraldo Filme: A repercussão de sua obra no samba paulista

– Abertura (19h30):
Prof. Wagner Abrão Martins (diretor do campus Santana), representantes da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias e representante da Peruche

– Palestras (20h):
Sr. Carlão da Peruche (As contribuições de Gerlaldo Filme para a Peruche)
Osvaldinho da Cuíca (O samba de Pirapora e o samba de Tietê)
Thobias (A "passagem" de Geraldo pela Vai-Vai)
Prof. Ricardo Zanotta (Universidade e samba)
Moisés da Rocha (síntese)

– Apresentação musical e encerramento (21h45)

Doc. Geraldo Filme (Trecho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário