domingo, 27 de setembro de 2009

aprendendo samba paulista

samba samba samba...
à primeira vista parece apenas um monte de instrumentos misturados e tocados aleatoriamente. à segunda, terceira, e depois é um universo que nos revela grande valor histórico e tradição.
.
o projeto inicial do nosso livro-reportagem era contar a história do samba paulista, pela falta de material documento no mercado. aí, pesquisamos, pesquisamos e pesquisamos, e vimos que se quase nada tinha do samba de sp, menos ainda tinha das mulheres. mudamos o tema, mas o interesse pela historia do nosso samba já tinha sido despertado...
.
Ficamos intrigadas com a frase "São Paulo é o túmulo do samba", proferida pelo poeta Vinícius de Morais. Depois, indignadas, porque aqui se faz samba sim. E dos bons.
.
marcha sambada, samba rural, pirapora, jongo, umbigada, candomblé, mistura de povos. palavras-chave da batucada paulistana. No especial de carnaval do UOL, Marcelo Tás entrevistou um dos grandes ícones do ritmo na capital: Osvaldinho da Cuíca. Uma aula de samba.
.
Vale a pena assistir, ouvir como era a marcha, qual a diferença do batuque carioca e o de sp, e a incrível "parceria" de Osvaldinho com a banda Sambô, tocando Led Zepellin em ritmo de samba.
E concordar com o mestre batuqueiro "São Paulo não é o túmulo, e sim o cúmulo do samba".
.
viva o samba paulista!

Um comentário:

  1. Muito Feliz pela visita de vocês! Desculpe não termos conversado muito, correria pra lá a pra cá, palmas, coros e etc... hehe!!! Mas foi bem bom, valeu mais uma vez meninas... parceria firmada!

    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir