quinta-feira, 21 de maio de 2009

Pelo Telefone

Para chegarmos a este riquíssimo quadro de sambas e sambistas paulistanos, passamos pelo Rio de Janeiro, ou, mais precisamente, "Pelo Telefone".
Nas primeiras páginas do seu livro A Construção do Samba, o historiador e romancista Jorge Caldeira mostra a importância do samba para a história do Brasil e a sociedade, a confusão indefinida de autoria do primeiro samba "Pelo Telefone" e a definição do samba como gênero musical, o que abriu portas para sua comercialização e para a profissionalização do músico.


“O chefe da polícia / pelo telefone / manda me avisar / que na Carioca / tem uma roleta / para se jogar”


Há quem leia este trecho e lembre da melodia da música de Gilberto Gil, "Pela Internet", que faz uma paródia fiel e moderna deste trecho de "Pelo Telefone".


"O chefe da polícia carioca / avisa pelo celular / que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar"


Mas a importância de "Pelo Telefone" vai muito além da paródia de Gil.
Discussões à parte - sobre sua autoria, o fato de ser o primeiro samba e até sobre o que inspirou a letra - "Pelo Telefone" marcou o ano de 1917.


Resultado também de uma paródia (a partir de uma reportagem publicada na época), a música lançou o samba no Brasil.


O autor do samba, ou pelo menos o mais provável, é Donga. Digo provável porque o próprio contradiz sua autoria, tendo dito umas vezes que foi inspirado pela reportagem, outras que nada tinha a ver com ela, e outras que não frequentava a casa da Tia Ciata (local onde o samba vinha sendo tocado informalmente, reunindo nomes como Pixinguinha, Sinhô, João da Baiana, entre outros, e de onde teria saído o "Pelo Telefone").

Donga registrou o samba na Biblioteca Nacional, como único compositor, omitindo inclusive a participação de Mauro de Almeida um dos parceiros na letra, mas que aparece aqui como “mero coadjuvante”. E Donga soube tirar proveito pessoal da música.

Deixando as confusões sobre a autoria de lado, o fato é que “Pelo Telefone” abriu os caminhos para o samba. Foi ela que permitiu a definição da origem e a caracterização do gênero.



Pelo Telefone


O chefe da folia pelo telefone manda me avisar

que com alegria não se questione para se brincar

O chefe da folia pelo telefone manda me avisar

que com alegria não se questione para se brincar

Ai, ai,ai, deixa as mágoas para traz, o rapaz

Ai, ai,ai, fica triste se és capaz e verás

Ai, ai,ai, deixa as mágoas para traz, o rapaz

Ai, ai,ai, fica triste se és capaz e verás

Tomara que tu apanhes

Não tornes a fazer isso,

Tirar amores dos outros

Depois fazer seu feitiço

Tomara que tu apanhes

Não tornes a fazer isso,

Tirar amores dos outros

Depois fazer seu feitiço

Olha a rolinha, sinhô, sinhô

Se embaraçou sinhô, sinhô

Caiu no laço sinhô, sinhô

do nosso amor sinhô, sinhô

Porque este samba sinhô, sinhô

É de arrepiar sinhô, sinhô

Põe perna bamba sinhô, sinhô

Mas faz gozar

O chefe da polícia pelo telefone, manda me avisar

Que na carioca tem uma roleta , para se jogar

O chefe da polícia pelo telefone, manda me avisar

Que na carioca tem uma roleta , para se jogar

Ai, ai,ai, deixa as mágoas para traz, o rapaz

Ai, ai,ai, fica triste se és capaz e verás

Ai, ai,ai, deixa as mágoas para traz, o rapaz

Ai, ai,ai, fica triste se és capaz e verás

Tomara que tu apanhes

Não tornes a fazer isso,

Tirar amores dos outros

Depois fazer seu feitiço

Tomara que tu apanhes

Não tornes a fazer isso,

Tirar amores dos outros

Depois fazer seu feitiço

Olha a rolinha, sinhô, sinhô

Se embaraçou sinhô, sinhô

É que a vizinha sinhô sinhô

Nunca sambou sinhô sinhô

Porque este samba sinhô sinhô

É de arrepiar sinhô sinhô

Põe perna bamba sinhô sinhô

Mas faz gozar

Nenhum comentário:

Postar um comentário