segunda-feira, 8 de junho de 2009

Clara Nunes

Clara Francisca Gonçalves Pinheiro. Mineira, filha de violeiro e tecelão, nascida em 1943.


Ficou órfã de pai e mãe antes dos 5 anos, sendo criada pelos irmãos. Entre suas principais influências musicais estavam Carmem Costa, Ângela Maria, Elizeth Cardoso e Dalva de Oliveira. Aos 14 anos, ela ganhou o primeiro concurso, cantando Recuerdos de Ypacaraí. Clara se mudou para Belo Horizonte após o assassinato de um namorado (cometido pelo seu próprio irmão). Lá, trabalhava como tecelã durante o dia e estudava a noite. As noites de sábado e domingo eram dedicadas para ensaios na igreja do bairro onde morava. Nesta época, Clara conheceu o compositor do hino do Cruzeiro, Jadir Ambrósio, que a levou para programas de rádio, como o Degraus da Fama.

Em 1960, já com adotando o sobrenome da mãe – Nunes -, ela venceu mais a categoria mineira do concurso A Voz de Ouro do ABC, interpretando Serenata do Adeus música de Vinícius de Moraes e já gravada também por Elizeth. Na final nacional ela ficou com o terceiro lugar, com a canção Só Adeus. A partir daí a carreira deslanchou. Três anos consecutivos considerada a melhor cantora de Minas, crooner em clubes e boates da capital mineira, alguns trabalhos com Milton Nascimento e um programa exclusivo na TV Itacolomi, o Clara Nunes Apresenta.

Já no Rio de Janeiro, para onde foi em 1965 e passou a se apresentar na Continental, foi contratada pela Odeon. No ano seguinte lançou o LP A voz adorável de Clara Nunes, e tempos depois Você passa e eu acho graça, seu primeiro sucesso. Em 1972, realizou seu primeiroshow, Sabiá, sábio, e lançou o disco Clara, Clarice, Clara, com letras de Caetano Veloso, Dorival Caymmi e compositores de escola de samba. O LP seguinte, Tristeza pé no chão, vendeu mais de 100 mil cópias, e logo em seguida partiu para Europa gravar Brasília. Quando voltou ao Brasil, gravou Alvorecer, que estourou nas paradas nacionais com Conto de Areia. Nos anos seguintes ainda lançou os LPs Claridade, Canto das três raças, As forças da natureza, Guerreira, Esperança, Brasil mestiço (com o sucesso Morena de Angola – canção de Chico Buarque escrita para Clara), Clara e Nação, seu último disco.

Em abril de 83, a cantora se submeteu a uma cirurgia de varizes. Apesar dos rumores de que ficou internada 28 dias por conta de um aborto, tentativa de suicídio ou espancamento do marido -Paulo César Pinheiro -, Clara faleceu após um choque anafilático. Em seu enterro, mais de 50 mil pessoas foram à quadra da Portela, sua escola de coração. Em sua homenagem, a rua onde fica a sede da escola recebeu seu nome.




Nenhum comentário:

Postar um comentário