quinta-feira, 25 de junho de 2009

"O Mistério do Samba"




Para os que ainda não assistiram, aqui fica uma indicação, que vale bastante a pena: o documentário “O Mistério do Samba” sobre a Velha Guarda da Portela. Dirigido por Lula Buarque de Holanda (sobrinho de Chico Buarque) e Carolina Jabor (filha de Arnaldo Jabor), Marisa Monte (produtora do filme), Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.

A ideia do documentário surgiu em 1998, quando Marisa Monte resolveu resgatar sambas esquecidos para a produção do cd Tudo Azul, que resultou num trabalho belíssimo, que conta também com músicas inéditas encontradas durante sua caminha pela Portela.

Um dos destaques do documentário é a cena em que Marisa Monte visita a casa da viúva do portelense e acha um samba inédito de Manacéa, além de letras manuscritas e fitas cassete guardadas em uma maleta, como se não tivessem importância. Nesse ponto, dá para notas a simplicidade daqueles que participam da história do samba e do não estrelato, lógico que com algumas exceções.

O filme demorou 10 anos para ser gravado e apresenta-se em 1h30min. Ao final, uma visão geral e bastante apaixonada sobre a Portela é passada ao telespectador e o incrível do documentário é que ele não finaliza o assunto, por tanto deixa aquela pontinha de vontade no público de pesquisar mais e, lógico, de visitar a tão famosa Portela.

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Marisa explica seu amor às composições: “Com esses sambas, sabia que a vida ia ser melhor”. No que é apoiada por Carolina Jabor: “O samba faz com que a vida valha a pena”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário